top of page
  • Foto do escritorMentoria da Maria

Por que ter uma mulher mentora?

Para a revista de negócios e economia Forbes, a mentoria para mulheres é essencial, pois cria uma rede e quebra o ciclo que exclui as mulheres do crescimento e do sucesso profissional.


E não é só este o motivo que a mentoria de mulheres para mulheres vem sendo cada vez mais adotada. Se você ainda não refletiu sobre os motivos de se ter uma mentora mulher, veja aqui alguns:


- Cria um ambiente seguro para desenvolvimento: ter um espaço seguro para trabalhar qualidades e inseguranças é um dos motivos para que as mentorias para mulheres cresçam. Afinal, quando o assunto é trabalho, muitas referências de liderança e sucesso ainda são masculinas. Essa ferramenta busca quebrar esse ciclo de sucesso que é ligado sempre aos homens.


- Ajuda a reconhecer sua importância: toda mulher que trabalha enfrenta a pressão de equilibrar sua vida pessoal com a profissional. Se é mãe, sente-se culpada por dedicar tempo demais ao trabalho. Se não é, é cobrada por não ter filhos - parece impossível acertar. Com a orientação de uma mentora, a mulher consegue enxergar a sua importância na sociedade, equilibrar os diferentes papéis que executa e reconhecer seu valor.


- Auxilia no desenvolvimento de liderança: é cultural, desde pequenas meninas são educadas para servir, para ocupar posições acessórias, nunca à frente. A consequência disso na vida adulta é que muitas mulheres não desenvolvem as habilidades de liderança ou não se vêem nestas posições. Uma mentoria impulsionará sua busca pelo progresso e te guiará para buscar oportunidades de liderança e a promoção com confiança.


- Evita episódios de autossabotagem: pressões, excesso de tensão e ter que se provar o tempo todo podem ter como consequência a chamada síndrome da impostora. Trata-se de uma condição em que a mulher acredita não ser capaz de ocupar cargos de destaque. E, por duvidar de si mesma, acaba se autossabotando. Com a mentoria ela aprende a reconhecer seus méritos, trabalha sua autoconfiança e aprende a colher os merecidos louros por todo o investimento feito até aquele ponto da sua carreira.


E você, gostaria de ter uma mentora?


68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

5 passos para planejar sua carreira

Já mostrei em outro post a pesquisa que fala que ter um plano de carreira aumenta em 66% as chances de ser feliz na vida profissional. Independente de como você escolhe fazer seu plano, com um mentor,

תגובות


bottom of page