top of page
  • Foto do escritorMentoria da Maria

Ter um plano de carreira aumenta em 66% as chances de ser feliz na vida profissional

Planejamento de carreira é, na minha visão, uma das ações mais importante da nossa vida profissional. Saber onde quer chegar é fundamental para focarmos os investimentos, tanto de tempo quanto de dinheiro, e principalmente todo nosso esforço. Se a gente escolhe um caminho, evitamos nos perder por distrações que possam aparecer.

Segundo um levantamento da Consultoria Etalent, com o apoio da Catho, ter um plano de carreira aumenta em 66% as chances de ser feliz na vida profissional.


Segundo Jorge Matos, Presidente da ETALENT, insatisfação profissional e plano de carreira estão totalmente conectados: “Planejar-se para conquistar um objetivo é um ótimo combustível para a motivação que precisamos em prol de alcançá-lo”. Além disso, ele diz que o planejamento traz não só satisfação no trabalho, mas também uma nova forma de enxergar positivamente o caminho profissional a ser percorrido.


Outra coisa citada por Jorge Matos é a importância do autoconhecimento aliado ao processo de planejamento “Uma coisa que não podemos deixar de lado, antes de tudo, é o autoconhecimento. O Indivíduo que não sabe sobre si, onde está não saberá para onde ir. Investir no autoconhecimento é economizar nos tropeços futuros que ocorrem quando a pessoa se sente perdida com suas escolhas e de repente decide mudar tudo.”


E você, sabe quais os principais passos de um planejamento de carreira?

Veja aqui um passo-a-passo:


1 - Reflita sobre sua história, o que te fez chegar até aqui

Se reconectar com sua história, sua essência, sua jornada profissional, seus gostos e preferências vai te ajudar entender e relembrar seus grandes motivadores que podem estar esquecidos no meio da correria e stress do dia a dia. É uma das bases da estruturação sustentável para seu plano de carreira.


2 - Levante suas habilidades, fraquezas, o que gosta e não gosta de fazer

Ter nítido suas habilidades, seus pontos a desenvolver são um passo superimportante para entender para onde ir.

O que gosta, te dá prazer, e o que não gosta ajudam a aumentar a certeza de qual caminho seguir no presente e futuro.


3 - Reflita como você está hoje e tente imaginar onde gostaria de estar no futuro

Muitas pessoas correm sem mesmo saber para onde querem ir. Deixam a correria da vida e, muitas vezes a empresa definirem seus próximos passos.

Após combinar informações dos passos anteriores, com a reflexão do que são seus sonhos e motivações, você solidifica a base de estruturação da sua carreira e faz com que seu propósito fique mais evidente.


4 - Faça um RAIO X de onde está e como quer chegar

Agora que você conhece melhor suas habilidades, pontos a desenvolver e aonde quer chegar, faça um diagnóstico destes pontos perante a sua posição atual e sua posição futura, aquela que quer atingir com sua carreira.

Para dar um passo sólido você precisa estar preparada para que não se desmotive. Conhecer-se no detalhe, entendendo com nitidez o que precisa ser feito, vai te dar a segurança necessária para atingir seus objetivos.


5 - Trace um plano e estabeleça metas e prazos

Agora que já levantou o que precisa desenvolver, trace um plano de ação detalhado. Exemplo: curso tal, participar do evento tal, comunicar ações e resultados para tal grupo de pessoas... Inclua um cronograma detalhado, incluindo os investimentos necessários. Com esse plano, você passa a conduzir seus passos com uma direção certa.


Se quiser ajuda para planejar sua carreira, a Mentoria da Maria tem um programa focado nisso. É o SEJA PROTAGONISTA DA SUA CARREIRA. É só entrar em contato e eu te explico um pouco mais.


Até o próximo post! Maria


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

5 passos para planejar sua carreira

Já mostrei em outro post a pesquisa que fala que ter um plano de carreira aumenta em 66% as chances de ser feliz na vida profissional. Independente de como você escolhe fazer seu plano, com um mentor,

Por que ter uma mulher mentora?

Para a revista de negócios e economia Forbes, a mentoria para mulheres é essencial, pois cria uma rede e quebra o ciclo que exclui as mulheres do crescimento e do sucesso profissional. E não é só este

Comments


bottom of page